Cola

Enviado por Anónimo y clasificado en Informática

Escrito el en español con un tamaño de 7,26 KB

 

computador sem um sistema operacional? Quais são suas duas principais funções?

Ele fica inútil. Sua função é controlar o funcionamento de um computador, gerenciando a utilização e o compartilhamento dos seus diversos recursos, como processadores, memórias e dispositivos de entrada e saída.

Explique o conceito de máquina virtual. Qual a grande vantagem em utilizar ete conceito?

Para se afastar do usuário  da complexidade de HW , colocando uma camada de SW  em cima da do HW para gerenciar todos componentes do sistema , apresentando ao usuário uma interface simples de entender e programar

Defina o conceito de uma máquina de níveis ou camadas. ? computador pode ser visualizado como uma máquina de níveis ou máquina de camadas, possuindo tantos níveis quanto forem necessários para adequar o usuário às suas diversas aplicações. Quando o usuário está trabalhando em um desses níveis, não necessita saber da existência das outras camadas. Com isso a interação entre usuário e computador apresenta-se mais simples, confiável e eficiente

tipos de sistemas operacionais existentes? São os sistemas monoprogramáveis/Monotarefa, Multiprogramáveis/multitarefa e Sistemas com Multiplos Processadores.

PQ existe uma subutilização de recursos em sistemas Monoprogramáveis? sistemas monoprogramáveis somente é possível a execução de um programa por vez. Como um programa não utiliza todos os recursos do sistema totalmente ao longo da sua execução, existe ociosidade e, consequentemente, subutilização de alguns recursos

diferença entre sistemas monoprogramáveis e sistemas Multiprogramáveis? Enquanto em sistemas monoprogramáveis existe apenas um programa utilizando os recursos disponíveis, nos multiprogramáveis várias aplicações compartilham esses mesmos recursos.

vantagens dos sistemas multiprogramáveis? redução de tempo de respostas das aplicações, o sistema ainda permite que você utilize varias aplicações, enquanto um programa espera por um evento os outros programas pode estar processando neste mesmo intervalo de tempo.

monousuário pode ser um sistema multiprogramável? Dê um Exemplo.

Sim, somente um usuário interage com o sistema podento possuir diversas aplicações executando concorrentemente. O sistema Windows NT é um exemplo 

tipos de sistemas multiprogramáveis? Com o compartilhamento de recursos, tem-se um aumento na produtividade e a redução de custos. (Estes sistemas podem ser classificados em: a)batch; b) de tempo compartilhado; c) de tempo real.

 caracteriza o processamento batch? Quais aplicações podem ser processadas neste tipo de ambiente?terem seus programas armazenados em disco ou fita, onde esperam para ser executados sequencialmente. As aplicações originalmente processadas em batch não e necessária a intervenção do usuárioAs aplicações que podem ser processadas são compilações, linkedições, sorts, backups.

funcionam os sistemas de tempo compartilhado? Quais as vantagens O usuário pode interagir diretamente com o sistema em cada fase do desenvolvimento de suas aplicações e, se preciso modificá-las imediatamente. Devido a esse tipo de interação, estes sistemas também são conhecidos com on-line. Esses sistemas possuem uma linguagem de controle que permite ao usuário comunicar-se diretamente com o SO para obter informações, como por ex., verificar os arquivos que possuem armazenados em disco.A vantagem e que oferece tempos baixos de respostas a seus usuários e menores custos, em função do alto grau de compartilhamento dos diversos recursos do sistema.

Qual a diferença entre sistemas de tempo compartilhado e de tempo real? Quais aplicações são indicadas para sistemas de tempo real? A diferença entre eles é o tempo exigido no processamento das aplicações. nos sistemas de tempo compartilhado o tempo de processamento pode variar sem comprometer as aplicações em execução, nos sistemas de tempo real os tempos de execução devem estar dentro de limites rígidos, que devem ser obedecidos, caso contrário poderão ocorrer problemas irreparáveis. No sistema de tempo real não existe a idéia de fatia de tempo como nos sistemas de tempo compartilhado. Um programa ocupa o processador o tempo que for necessário ou até que apareça um outro com um nível de prioridade maior.

O que são sistemas com múltiplos processadores e quais as vantagens em utilizá-los? Caracterizam-se por possuir duas ou mais CPUs interligadas e trabalhando em conjunto. A vantagem deste tipo de sistema é permitir que vários programas sejam executados ao mesmo tempo ou que um mesmo programa seja subdividido em várias partes para seremexecutadas simultaneamente em mais de um processador.