Fisio

Clasificado en Biología

Escrito el en catalán con un tamaño de 4,15 KB

 

VACUUM-recursos apresentados vácuo c/ultra-som,drenagem e vacuum/Função do recurso drenagem linfática/Indicações de terapia p/ celulites, rugas,marcas de expressão.Contra-indicações-fragilidade capilar, hipertensão, doenças renais/O recurso segue um único sentido porque tem que ser no mesmo sentido, porque anatomicamente é impossível fazer nos dois sentidos. É unidirecional.
Sistema tegumenter- epiderme, derme ,hipoderme. Epiderme mais superficial camada córnea é isolante térmico maior concentração na mão e no pé. Derme mais abaixo não é vascularizada. Hipoderme não faz parte da classificação da pele (movimentação).
Drenagem linfática manual- objetivo básico é a liberação, absorção e encaminhamento da linfa, por este motivo a drenagem linfática manual irá promover a retirada excessiva de líquido, melhoria da recuperação tecidual e nutricional. São movimentos suaves, unidirecional podendo ser trabalhado com toda extensão da mão e/ou pontas dos dedos.
Efeitos da massoterapia- sobre as vísceras-é eficaz no peritaltismo favorecendo complicações para evacuar e eliminação de gases./tecido adiposo-com ajuda dos fármacos propicia a quebra de macromoléculas no organismo e remodela o corpo./efeito psicológico- promove alegria e bem-estar, aumenta a produção de seretonina.
Movimentos e técn. De drenagem- Deslizamento- consiste na passagem da mão ou parte da mesma sobre 1 area extensa do corpo. Ele pode ser dividido em superficial e profundo. No primeiro caso a pressão utilizada é extremamente suave onde os dedos são mantidos juntos e o polegar pode estar aduzido ou abduzido e também pode ser trabalhado c/ as 2 mãos comitantemente ou em movimentos alternados. Esta manobra possibilita a adaptação ao contato manual e relaxante e sedante. Quanto à segunda
manobra(profunda) a única difernça é a força (pressão) sobre a área tratada.
Dois processos visam remover e transportar o edema de volta à circulação sanguinea p/que este processo possa ocorrer é necessário que antes que qualquer manobra os linfonodos nas regiões ganglionais recebamas 2 manobras-Captaçao-visa aumentar a absorção dos liquidos pelos capilares linfáticos e por esse motivo sobre a zona edemaciada.Evacuação- não ocorre na zona edemaciada mas sim a nível de pré coletores e coletores linfáticos.
Pré coletores- são semelhantes a capilares linfáticos diferenciando-se por possuírem cilindro endotelial interno coberto por tec. Conjuntivo./Coletores-são os vasos linfáticos de menor calibre.
Se a paciente fez plástica a principal técnica é a drenagem linfática manual,sempre de maneira suave, lenta e rítmica.Não pode haver massagem profunda./ citosol-elastina mais colágeno.Caracteristicas senis da pele- hipertrófica-pele mais grossa, infiltrada,flácida,distendida com coloração amarelo parda, além de tendência de rugas profundas-atróficas-pele fina, seca rica em manchas pigmentares./teoria dos radicais livres-sol poluição,RX,raios ultra violeta. / na lipo a hipoderme que fica prejudicada.
Inddicações:drenagem-tratamento pré e pos cirurgia plástica/envelhecimento cutâneo/edemas e linfedemas. Contra-indicações- processos infecciosos/neoplasias/trombose venosa profunda . Reparo tecidual-dividi-se em 3 fases inflamatéria,proliferativa e reparadora.A primeira com inflamação local,com sinais de dor,calor,rubor e edema,objetiva p/ preparar o local p/ novo tecido/a segunda também chamada de reconstrutiva ou mitótica/a terceira também chamada de fase de maturação ou remodelação.Pode ocorrer defeitos como queloides e outras cicatrizes.O reparo tecidual pode ocorrer de 2 formas , por cicatrização, no qual uma marca fica na área atingida, ou por regeneração,na qual o tec. Lesado retoma as características iniciais e originais do tecido.

Entradas relacionadas: