Solos

Clasificado en Otras materias

Escrito el en gallego con un tamaño de 4,99 KB

 

1) A cor cinza dos solos pode ser originada de quais fatores?
R: A cor acinzentada é originada pelos altos teores de matéria orgânica presentes no solo. A cor cinza do solo também está relacionada aos ambientes de redução e remoção dos óxidos de ferro, em condições hidromórficas.

2) Explique por que a deficiência de alguns micronutrientes, especialmente o cobalto, pode ser um fato comum em áreas de solos acinzentados.
R: quando são drenados, natural ou artificialmente, podem apresentar deficiência de Fe e Mn, que são levados para fora do alcance das raízes. O Mn é reduzido mais rapidamente que o Fe, porém é reoxidado mais lentamente. O cobalto comporta-se de maneira semelhante ao Fe e Mn, mas sua deficiência se reflete nos animais.

4) Onde você teria melhor condição de estimar, visualmente, o teor de matéria orgânica: em solo com elevado teor de ferro, ou baixo teor de ferro?
Em solos com baixo teor de ferro, principalmente a hematita é um pigmento muito ativo. Em solos sem presença efetiva de hematita, a matéria orgânica aí expressa melhor a sua cor escura.
Em um solo com baixo teor de Ferro, pois o solo tera cor mais acinzentada o que caracteriza um solo com alto teor de M.O, ja um solo com alto teor de Ferro este solo tera coloraçao mais avermelhada.

10) Todo solo com elevada capacidade de adsorção de fósforo apresenta coloração vermelha. Critique a afirmativa.
A cor do solo é determinada basicamente, pelo material de origem combinado com teores de matéria orgânica e água, diferenciando um tipo de solo ao outro. Sendo assim, o fato de um solo ter alta capacidade de adsorver fósforo não quer dizer que será obrigatoriamente vermelho, tendo em vista que são vários os fatores que influenciam a cor de um solo

1)Todo solo velho é argiloso?
Não, pois a proporção de argila nesses solos é de 1:1, ao contrário dos solos novos que é de 2:1. Os solos velhos são muito arenosos, contendo principalmente quartzo.

2) A capacidade de troca de cátions de um solo aumenta ou diminui com a idade? Por que?
Levando em consideração uma floresta que ainda não foi antropizada, a CTC tende a aumentar com o passar dos anos tendo em vista que na parte inferior da floresta a decomposição da matéria orgânica é alta e ao longo do tempo a tendência que isto aumente já que se tem um elevado número de decomposição seja de restos de vegetais ou animais então conseqüentemente a capacidade de troca catiônica será maior em solos mais velhos do que em solos mais novos.

2) Por que nos latossolos, que são solos muitos velhos, há predomínio da estrutura granular?
As partículas do solo (areia, silte e argila) se agregam formando o que se chamada de estrutura do solo, e entre esses agregados estão poros grandes que permitem rápida drenagem (alta percolação) de água no perfil. Assim, solos que apresentam a estrutura do tipo granular e em grãos simples, geralmente, por possuírem grande quantidade de poros e possuem uma alta drenagem , a água consegue passar por entre os agregados devido à alta macroporosidade. Solos como os Latossolos (estrutura granular a microgranular) apresentam estes tipos de estrutura que permite uma boa drenagem.

3) Considerando um solo novo e um solo velho, qual deles apresentaria mais fraturas na
época seca?

Um solo velho é mais intermperizado, já um solo novo é menos intermperizado, logo o solo velho apresenta vários horizontes (camadas), e o novo poucos horizontes, por tanto por ser um solo com poucas camadas a porcentagem de micrósporos é menor em relação ao um solo velho, e devido a isso a quantidade de água armazenada conseqüentemente é menor, e em época de seca tem maior tendência de secar e criar fraturas.
4) Explique por que em solos encharcados não há formação de estrutura?
A estrutura do solo é o agregamento de minerais tais como argila, óxido de ferro, alumínio e matéria orgânica coloidal (húmus), e entre esses agregados existem espaços, os poros, que ajudam na retenção da água, porém quando o solo esta muito encharcado dificulta a força de coesão e adesão entre as partículas e reduz a formação dos poros, prejudicando assim o armazenamento de água e a estruturação do solo.

4) Dois solos com os mesmos teores de argila, silte e areia podem ter consistência diferente.
Explique?
Sim podem. Dependendo do teor de umidade existente essa característica influenciará na consistência desses solos.



 


 


 4) Dois solos com os mesmos teores de argila, silte e areia podem ter consistência diferente.
Explique?
Sim podem. Dependendo do teor de umidade existente essa característica influenciará na consistência desses solos.


Entradas relacionadas: